quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ITARANTIM: OPOSIÇÃO POLÍTICA UNIDA


       

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
PARA OPOSIÇÃO POLÍTICA DE ITARANTIM
U R G E N T E M E N T E
A oposição política de Itarantim vive um momento privilegiado no cenário local em vista de 2012, por motivos notórios: consciência de união na oposição, bons nomes de pré-candidatos na oposição, consciência da necessidade de escolher o MELHOR NOME ou os dois melhores nomes e, por fim, os prováveis pré-candidatos ventilados no grupo político da situação não geram consenso. Portanto, para que tal privilegio não seja desperdiçado nas urnas no ano vindouro, alguns conceitos fundamentais deverão ser adotados na prática, urgentemente. 
Os conceitos de Diálogo, respeito, coalizão política, pacto social, administração participativa, mais que necessários para o dia a dia de todo militante político, podem garantir a união, já agora, das lideranças de oposição e, posteriormente, a vitória nas eleições em 2012.
Sem o exercício cotidiano de tais conceitos o privilégio poderá ser perdido e mais uma vez a oposição desarticulada ficará a ver navios. Antes de defender a importância desses conceitos no metiê político da oposição itarantiense duas verdades precisam ser ditas.  A primeira delas e que deve servir para todas as lideranças e partidos de oposição: nenhum líder político ou nenhum partido político de oposição será vitorioso nas eleições em 2012, sozinho. E, mais, nenhum partido e líder de oposição deverão ser deixados de fora do processo, pois, a ausência de um que seja colocará em risco a vitória da oposição. Isso quer dizer também que “carreira solo” deve ser rejeitada e caso algum líder sem juízo advogue em tal causa deve ser repudiada por todos os partidos e lideranças de oposição imediatamente.
A segunda verdade e não menos importante para a oposição: os nomes que estão sendo ventilados como prováveis pré-candidatos da situação não geram consenso. Nem os secretários, nem o advogado, tão pouco os dois vereadores são sinônimos de unidade entre eles. Isso quer dizer que qualquer que seja o candidato do grupo da situação, liderado pelo prefeito e seu filho, haverá dissidência e, portanto, ruptura na situação. Assim, cabe a oposição de maneira madura se unir em torno de um projeto maior, capaz de acolher os dissidentes da situação que em breve se levantarão. Acolhê-los não como candidatos da oposição, ainda que seja um notável nome, mas acolhê-los como cidadãos e cidadãs que têm muito a contribuir num projeto político que porá fim na figura do ditador tirano, do perseguidor e do perseguido em Itarantim.
Portanto, o grupo político da situação sabe que nenhum de seus pré-candidatos é sinal de unidade e vai fazer de tudo para tentar dividir a oposição, principalmente tentar transportar um de seus nomes para ser o candidato da oposição. Possibilidade que, engolida pela oposição, menosprezará os militantes e as militantes que até aqui levantaram com coragem a bandeira da oposição em Itarantim.
Isso não deve impedir a oposição de continuar aberta para acolher os dissidentes que deixarão o grupo do atual prefeito, pois, numa administração participativa e de coalizão política todos e todas tem participação garantida. Também porque na oposição já existem bons nomes e as forças devem ser direcionadas na tentativa de escolher, dentre eles, o MELHOR NOME capaz de representar a OPOSIÇÃO como um todo em 2012.

ITARANTIM: OPOSIÇÃO POLÍTICA UNIDA