domingo, 20 de novembro de 2011

DICA DE LEITURA

LIVRO: ENTRE QUATRO PAREDES



Penso que todas as pessoas, apaixonadas pela leitura, deveriam ler a Obra "Entre Quatro Paredes". Ela foi escrita por Jean Paul Sartre e o enredo se desenrola no inferno. Não o inferno da tradição cristã (medieval), com diabos, garfos e cheiro de enxofre, mas num salão decorado no estilo do Segundo Império, com três poltronas e uma estátua de bronze sobre a lareira.

Para Sartre a importância dos outros para cada um de nós, gera influências que podem se tornar um inferno, devido à incapacidade humana de compreender as próprias fraquezas. Ele cita: “o inferno são os outros” numa alusão à sua própria imagem refletida nos olhos de quem o observam.

A afirmação sobre a vigilância e o julgamento constante aos quais somos submetidos, não elimina a possibilidade de um paraíso. Neste caso, cabe ao individuo a responsabilidade da escolha do caminho que mais lhe agrada. Resumidamente, apesar de o inferno ser os outros é possível a conquista do paraíso.
Vale apena a leitura dessa belíssima obra de Sartre. Recomendo antes uma pesquisa biográfica sobre o autor e o existencialismo que ele iniciou.

PARA QUESTIONAR: SERÁ QUE O INFERNO É O OUTRO? OU O INFERNO É A AUSÊNCIA DO OUTRO?