sexta-feira, 25 de novembro de 2011

NEGROMONTE PERMANECE MINISTRO, MAS SEM PESO

TODOS E TODAS CONTRA MÁRIO NEGROMONTE (PP)

Que Mário Negromonte enfrentam dificuldades para continuar ministro todos já sabiam, inclusive o próprio. A principal resistência  vem do seu partido politico o PP que não esconde a insatisfação. No PP isso não é novidade, pois também o vice-governador baiano Otto Alencar enfrentou oposição, talvez até pior. O PP não aceitou a decisão do governador Jaques Wagner de indicar Otto para o secretariado na cota da legenda, ele deixou o PP e fundou o PSD.

Outra dificuldade enfrentada por Negromente vem do Planalto. Não é novidade para ninguém que raramente a presidenta Dilma conversa com o Ministro. Nas raras vezes que se encontram, como aconteceu recentemente na Bahia, é visível o mal estar. A presidenta permanece a maior parte do tempo com o semblante fechado e conversa sempre no sentindo contrário ao do Ministro.

A outra dificuldade, talvez a maior, que será investigada pelo Ministério Público Federal, é que o Ministério das Cidades, segundo o Estadão, aprovou uma fraude para respaldar tecnicamente um acordo político que mudou o projeto de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá (MT). Com a fraude, o Ministério passou a respaldar a obra e seu custo subiu para R$ 1,2 bilhão, R$ 700 milhões a mais do que o projeto original.

A situação do Ministro de Wagner, como dizem alguns pepistas, nunca foi boa e agora é pior. Existe o grupo dos que apostam e torcem pela queda de Mário Negromonte. Já a posição do Planalto é ficar com o Ministro até a reforma ministerial, que será em 2012. Contudo, diante de tantas resistências, nada garante a permanência de Negromonte até lá.