segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PT APONTOU AS 117 CIDADES PARA CAMPANHA EM 2012


Foto: Agência Brasil


PT vai priorizar campanha em cidades com mais de 150 mil habitantes em 2012


A cúpula do PT vai dar prioridade, na campanha de 2012, a 117 cidades com mais de 150 mil habitantes. O grupo de municípios, que inclui as capitais, é chamado de "joia da coroa" pelo comando petista. Levantamento feito pelo partido mostra que essas cidades representam 42% do eleitorado brasileiro e algo em torno de 53% do Produto Interno Bruto (PIB).

"São centros que irradiam política e se tornaram fundamentais para qualquer projeto nacional", resumiu o presidente do PT, Rui Falcão. Uma resolução a ser aprovada pelo Diretório Nacional amanhã - na última reunião do ano, em Belo Horizonte (MG) - diz que as principais campanhas dos partidos aliados devem estar subordinadas ao guarda-chuva do projeto construído pela presidente Dilma Rousseff.

A capital mineira é um exemplo de "joia da coroa" trincada. Lá, o PSB do prefeito Márcio Lacerda e a fatia do PT controlada pelo vice, Roberto de Carvalho, estão em rota de colisão. Na tentativa de chegar a um acordo, Falcão aceitou convite de Lacerda para uma conversa amanhã cedo, com café e pão de queijo.

Embora uma ala do PT defenda a candidatura própria em Belo Horizonte, tanto Falcão como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são favoráveis ao apoio à reeleição de Lacerda. Carvalho, o vice-prefeito petista, alega que o PSDB do ex-governador Aécio Neves, hoje senador, está, novamente, passando a perna em seu partido. Na campanha de 2008, o PSDB fez uma aliança branca com o PSB e o PT. Agora, quer entrar oficialmente na coligação. "Acho que Lacerda deveria trazer o PMDB e outros partidos para uma aliança mais ampla com o PT, em Belo Horizonte. Pode até levar o PSDB, desde que o PSDB não tenha o papel relevante que hoje", ressalvou Falcão.

Além de sete capitais (Recife, Rio Branco, Vitória, Fortaleza, Goiânia, Porto Velho e Palmas), o PT administra hoje 28 cidades com mais de 150 mil habitantes. Nessa lista estão pólos regionais que têm universidades e retransmissoras de TV, como Vitória da Conquista (BA), Gravataí (RS), Viamão (RS), Diadema (SP), Guarulhos (SP), Embu (SP), São Carlos (SP), Jacareí (SP), Osasco (SP) e Contagem (MG).