sexta-feira, 20 de abril de 2012

VICE-PRESIDENTE CRITICA O EX-PRESIDENTE DO STF




O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA CRITICOU DURAMENTE O EX-PRESIDENTE CEZAR PELUSO

Em sua última sessão como presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso não foi homenageado pelos colegas, como tradicionalmente acontece. Usualmente, ao final da última sessão do presidente, um ministro pede a palavra e destaca os principais pontos do mandato. Outros ministros também fazem comentários, assim como o integrante do Ministério Público e algum advogado presente.
Não houve homenagem, o que o ex-presidente recebeu foram criticas pesadas do vice-presidente do Supremo. Joaquim Barbosa chamou Peluso de “ridículo”, “brega”, “caipira”, “corporativo”, “desleal”, “tirano” e “pequeno”, entrevista ao jornal  “O Globo”.
 O vice-presidente foi mais contundente ao fazer a seguinte acusação ao ex-presidente: “Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais simplesmente para tumultuar o resultado que era contrário ao seu pensamento”. Joaquim dá como exemplo do que seria a manipulação de Peluso julgamentos de políticos por causa da Lei da Ficha Limpa.
Esse caso seria o do julgamento de 14 de dezembro de 2011 no qual o STF livrou Jader Barbalho da Lei da Ficha Limpa e assim deu ao político do Pará o direito de voltar ao Senado. Nesse caso específico, afirma Joaquim Barbosa: “(Peluso) cometeu a barbaridade e a deslealdade de, numa viagem que fiz aos Estados Unidos para consulta médica, “invadir” a minha seara (eu era relator do caso), surrupiar-me o processo para poder ceder facilmente a pressões...”.
Os ministros Cezar Peluso e Joaquim Barbosa foram indicados para STF por Luiz Inácio Lula da Silva, num total de 8 indicações.

Fontes: Jornal O Globo e Blog do Fernando Rodrigues

Nenhum comentário: