terça-feira, 20 de março de 2012

SABADO E DOMINGO DAS OPOSIÇÕES

FINAL DE SEMANA AO
GOSTO DAS OPOSIÇÕES


Neste final de semana aumentou a convicção que em Itarantim haverá mesmo três candidaturas de peso. O aumento se deu por conta de dois movimentos políticos na cidade. No sábado (17) o grupo liderado pelo pré-candidato Paulo Fernandes reuniu um número considerável de pessoas em sua residência e o saldo foi positivo. Esperava-se um tanto mais de pessoas, alguns preferiram culpar a chuva outros viram nela um sinal de bons tempos na pecuária e na agricultura local.

No domingo (18) Kleber do PT e Antônio Roberto reuniram importantes lideranças na sede da ONG Amigos de Itarantim para delinearem um acordo. O encontro encheu de entusiasmo os participantes e chamou a atenção de quem passava pela rua. A palavra foi franqueada aos líderes que, em sua maioria, reconheceram e elogiaram  a união vitoriosa em torno de Antônio Roberto (PMDB) e Kleber do PT.

São dois grupos fortes, os dois de oposição. Ainda que tentem não há como negar a importância de ambos no processo político de 2012. O problema nasce quando um deles se acha mais importante. Acreditar que um grupo de oposição basta para vencer as eleições deste ano é não perceber o risco de perder tudo. É não se atentar para as ciladas quem vem sempre com a vaidade política. A conjuntura política não nos permite acreditar que determinado grupo ou líder é mais ou menos importante. A atual conjuntura nos obriga a reconhecer que todos são igualmente importantes, ainda que a contra gosto em alguns casos.

Em São Paulo o ex-presidente Lula conseguiu convencer uma senadora a retirar sua pré-candidatura e apoiar um novato na política. Certamente o convencimento de Lula não foi fruto de imposição, mas de dialogo e muito respeito.  Por aqui essas duas palavras têm faltado, como tem faltado um líder habilidoso que se revista de Lula.

Dois grupos de oposição fortes, mas distantes do poder. Gideão, diferentemente das oposições, conseguiu unir o grupo em torno de seu pré-candidato. Na capital paulista o ex-presidente Lula entrou na briga para não permitir o 20º aniversário do PSDB. Em Itarantim a oposição parece não perceber que dividida aumenta a possibilidade de Gideão fazer o sucessor.

Muitos defendem que Kleber do PT e Antonio Roberto são os melhores nomes de oposição. Outros, com a mesma força,  defendem o nome de Paulo Fernandes. Os dois grupos estão no direito de defender e exercer a cidadania. Contudo, talvez não seja a melhor hora para convicções e verdades absolutas. O tempo é propício para pôr fim à era Gideão. A hora é de união para não permitir que essa administração se ramifique em seu sucessor.

Essa união tem se tornado cada vez mais distante, mas talvez o final  de semana serviu pelo menos para uma coisa: mandar um recado aos dois grupos de oposição. DIVIDIDA, SÃO DUAS OPOSIÇÕES FORTES. UNIDA, TORNA-SE UMA OPOSIÇÃO FORTE E VITORIOSA.