sexta-feira, 20 de abril de 2012

EM RESPOSTA AO INTERNAUTA - ELEIÇÃO DA CAPITAL PAULISTA


A ELEIÇÃO NA CAPITAL PAULISTA, CERTAMENTE, REPERCUTIRÁ EM TODO O PAÍS



Recebi um email, onde o internauta me pedia para esclarecer o motivo de tanta matéria neste blog sobre a eleição na capital paulista.

Este pedido/solicitação chega a bom tempo. Os motivos são vários, mas antes preciso direcionar alguns esclarecimentos. Por que esse blog traz tanta informação sobre as eleições da capital paulista e nem tantas de outras capitais brasileiras? Por que não abordar com a mesma intensidade a corrida eleitoral de Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e demais capitais brasileiras?

O interesse em abordar a disputa eleitoral da capital paulista é que a decisão que acontecer em São Paulo repercutirá em todo o país. Com orçamento anual de quase R$ 40 bilhões e mais de 8 milhões de eleitores, o município de São Paulo será palco da disputa eleitoral mais proeminente no cenário político nacional. A articulação em torno dos principais pré-candidatos envolve figurões não só da capital como de todo o Estado. A corrida paulistana baliza decisões em Brasília e interfere na definição de alianças nas maiores capitais do País.

O pré-candidato do PSDB, José Serra, lidera a intenção de voto. Ele tem pela frente o desafio de unir o partido em torno de sua campanha depois de um processo de prévias internas conturbado pela pressão exercida pela aproximação entre PSD e PT. Para isso, o ex-presidenciável espera contar com a sustentação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (PSD), seu afilhado político. Serra negocia, ainda, aliança com o DEM. Caso Serra consiga unir o partido, trazer essas alianças e ganhar a eleição, ele se contentará com a prefeitura da capital paulista?

Há quem afirma que a campanha de Serra poderá contar com ajuda, inclusive, do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), favorito para disputar a presidência pelo partido em 2014. “O grupo de Aécio ficou feliz com a vitória de Serra nas prévias porque tirou a concorrência. Eles podem ajudar em São Paulo financeiramente ou com a vinda dele para cá”, diz o presidente do PSDB-SP. Ao vencer o pleito interno, Serra declarou que seu sonho da Presidência está "adormecido" até 2016. Será mesmo? Muitos não acreditam nisso, dentro do próprio PSDB não faltam vozes a dizer que, suscitar José Serra neste momento é colocar em risco a abertura do partido para novas lideranças.

Em nenhuma outra capital o ex-presidente Lula vai particpar tão diretamente como em São Paulo. Apesar do tratamento contra o câncer, Lula tem articulado com o PSB, do governador Eduardo Campos (PE). Para garantir a aliança em São Paulo, o PT oferece contrapartida em Macapá (AM), Mossoró (RN), Duque de Caxias (RJ), Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG). Vejam que o destino de outras cidades estão sendo sacrificadas para a vitória de Haddad/PT na capital paulista.

O ex-ministro Fernando Haddad, no entanto, até agora não decolou nas pesquisas de intenção de voto. Uma parte aposta que Haddad não decolará, é um poste pesado demais até mesmo para Lula. Outra parte aposta que quando Lula participar a senadora Marta Suplicy vai entrar na campanha naturalmente. E quando isso acontecer Haddad alcançará o patamar do partido, que é de 30%. Ao contrário de Lula e Marta, a presidenta Dilma Rousseff pretende ficar afastada. Ela quer evitar entrar nas disputas em que PT e PMDB tenham lançado candidatos – como é o caso de São Paulo – para não agravar a crise entre governo e a base aliada no Congresso. Bem, será que a presidente Dilma ficará mesmo de fora? E, a senadora Marta vai abraçar a campanha de Haddad? E, a saúde do ex-presidente Lula permitirá que ele se envolva na campanha? E, como ficará a liderança de Lula com a eleição ou não de Fernando Haddad?

Por tudo isso e muito mais que tenho publicado algumas informações/matérias sobre a disputa eleitoral da capital paulista. Acredito que as futuras decisões políticas nas pequenas e distantes células da República passarão pelos resultados de lá. Assim sendo, Espero que tenha respondido ao ou aos internautas e espero que tenha conseguido despertá-los para acompanhar o pleito eleitoral da capital paulista sem perder de vista o nosso, é claro né. 

Nenhum comentário: